Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Chaetostoma stenocladon (Naudin) C.Koschnitzke & A.B.Martins NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-04-2014

Criterio: N/A

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Luiz Santos

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): José Fernando Baumgratz


Justificativa

Espécie caracteriza-se por subarbustos eretos e cespitosos, com ocorrência no Distrito Federal, nas localidades da Chapada da Contagem e Parque Nacional de Brasília e, no estado de Goiás, na região da Serra dos Pireneus, nos municípios de Cristalina, Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e no Santuário Morro do Cabeludo (Koschnitzke & Martins, 2006; Santos et al., 2009; CNCFlora, 2013). Ocorre em formações campestres associadas a vegetação de Cerrado, como Campos Cerrados e Campos Rupestres, em altitudes de 1.200 m aproximadamente (Santos et al., 2009). Apesar de apresentar EOO restrito (6.555 km²), a espécie ocorre em áreas protegidas (Parque Estadual dos Pirineus e Parque Nacional de Brasília), o que garante a manutenção dessas subpopulações (CNCFlora, 2013). A área de distribuição da espécie encontra-se sob a ameaça da expansão urbana e implementação de atividades agropecuárias, que caso não sejam controladas ou revertidas poderão representar potenciais ameaças a manutenção da espécie na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Chaetostoma stenocladon (Naudin) Koschn. & A.B.Martins;

Família: Melastomataceae

Sinônimos:

  • > Microlicia stenocladon ;
  • > Microlicia amaroi ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Novon 9(2): 202. O hipanto com estrias muito proeminentes e vários tricomas curtos, crassos, adpressos às estrias é a característica mais marcante de C. stenocladon (Koschnitzke & Martins, 2006).

Distribuição

Ocorre no Distrito Federal, na Chapada da Contagem, e no estado de Goiás, municípios de Corumbá de Goiás e Pirenópolis (Santos et al., 2009; Martins & Rodrigues, 2014); encontrada a 1.282 m de altitude (F. Almeda et al. 9529).

Ecologia

Caracteriza-se por subarbustos eretos, cespitosos, de 30 cm a 50 cm de altura; encontrados nos Campos Cerrados e Campos Rupestres adjacentes da Serra dos Pirineus e Chapada da Contagem (Koschnitzke & Martins, 2006; Santos et al., 2009).

Reprodução

Coletada em flor entre os meses de dezembro e fevereiro, e em frutos no mês de janeiro e fevereiro (Koschnitzke & Martins, 2006).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: Ocorre em Unidade de Conservação: Parque Estadual dos Pirineus, no estado de Goiás (F. Almeda et al. 9529).

Referências

- KOSCHNITZKE, C.; MARTINS, A.B. Revisão taxonômica do gênero Chaetostoma DC. (Microlicieae-Melastomataceae). Arq. Mus. Nac. Rio de Janeiro, v.64, n.2, pp.95-119, 2006.

- SANTOS, A.K.A.; MARTINS, A.B.; ROMERO, R.; SANTOS, A.P.M.; ALMEDA, F; BERNARDO, K.F.R.; KOSCHNITZKE, C.; GOLDENBERG, R.; REGINATO, M.; LEE, R.C.S.; RODRIGUES, W.A. Melastomataceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 2009. pp. 263-279.

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>.

Como citar

CNCFlora. Chaetostoma stenocladon in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Chaetostoma stenocladon>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 28/11/2014 - 16:14:54